Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 26

Tópico: Nano 30 Litros

Nano 30 Litros

Boa tarde a todos, venho apresentar o meu primeiro aquário de água salgada.

Setup (actualmente):
    Aquario:
    Aquael Shrimp Set 30 - 30 largura x 30 comprimento x 35 altura

Iluminação:
    1 x Aquael Ecolight 11w 6500K 14h:30 - 17h:30
    1 x Aquael Ecolight Marine 11w 10000K 13h - 18h
    1 x Aquael Ecolightactinic 11w 20000K 10h - 20h

WaveMaker:
    Resun Waver 2000

Filtração/ecumador:
    JEBO Protein Skimmer 178 980L/H equipado com:
    -Siporax / Cerâmica
    -Carvão activado
    -Prodac no Phosphates and Silicates

Substrato:
    Nature's Ocean Bio-Activ Live Aragonite Reef Sand WHITE - 0.1 > 0.5 MM (~2kg)

Rocha viva:
    3kg

Sal Marinho:
    Ocean Fish Prodac 1kg

Água:
    Agua Destilada AUCHAN (Jumbo)
    pH a 20º: 5-7
    Condutividade a 20º: < 5 microS/cm
    Cloretos (Cl-): < 0,15mg/l
    Cálcio (Ca++): < 0,15mg/l
    Magnésio(Mg++):< 0,005mg/l
    Dureza (ºF): < 0,05 cg/l CaCO3

Aditivos & Alimentação:
    Tropic Marin Pro-Coral Mineral
    Tropic Marin PrO-Coral PHYTON

Corais:
    Zoanthus sp
    Palythoas sp
    Tubastrea sp.

Fauna:
    2< Fireworms que vinham na ultima rocha viva adquirida
    4 Hermitas
    4 Nassários

Creio que em termos de Setup é tudo.

Actualmente o que tenho encontrado como obstáculos:

O barulho que o escumador faz, tendo em conta que é um aquário que está na minha secretaria do quarto torna-se um pouco chato na hora de dormir, mas já estou mais ou menos habituado.
    Inicialmente acreditava que as manchas castanhas que apareceram na areia eram algas mas pela pesquisa que fiz creio que serão diatomáceas, ainda não sei bem como as eliminar. (Actualização 2/7/11 : Adicionei uma Wavemaker e resina anti fosfatos e silicatos)
    Algas filamentosas que cresceram numa rocha viva que comprei, eventualmente já vinham com ela e agora com mais luz desenvolveram mais. (Actualização 2/7/11: Removidas ao escovar a rocha)

Dúvidas:

- Considerei em comprar um wave maker visto que não tenho nenhum, mas não sei qual comprar ou mesmo se é necessário comprar devido à agitação da água criada pela cascata do escumador. O que acham?
    - Em termos de peixes já estive a ver no Liveaquaria.com mas em Aveiro pura e simplesmente não encontro nenhum dos nanofish à venda. Vi, no entanto uma Dragonet(Synchiropus picturatus), será que se adaptava ao aquário em causa estando ela habituada a ração (podendo também cultivar Artémia Salina com bastante facilidade)? E no caso do Bicolor Blenny (Ecsenius bicolor)?

...Para já não tenho mais dúvidas mas acredito que vão surgindo com o passar do tempo.

Deixo-vos com umas poucas fotos e um pequeno vídeo.

YouTube - &#x202a;Zoanthus + Palythoas&#x202c;&rlm;
    Última edição por Pedro Isidoro; 09-07-11 às 19:35.

Re: Nano 30 Litros

Não apostava em Synchiropus. São peixes extremamente complicados ter em aquários. São só para aquários muito maturados, com muita rocha viva e grandes...

Com esse volume de água... fica-te por 2 ocellaris e dois goby okinawa...

Quanto à circulação... uma wavemaker fraquita para ir evitando depósito...

Citação Postado originalmente por Helena Pais Ver Post
    Não apostava em Synchiropus. São peixes extremamente complicados ter em aquários. São só para aquários muito maturados, com muita rocha viva e grandes...

Com esse volume de água... fica-te por 2 ocellaris e dois goby okinawa...

Quanto à circulação... uma wavemaker fraquita para ir evitando depósito...
    Muito provavelmente o aquário ainda vai levar com mais rocha viva, mas compreendo que não seja ainda o suficiente para Synchiropus.

Os Ocellaris não ficam muito grandes e não precisam de uma anémona?
    Eu bem que gostava de Goby okinawa assim como Fire Goby mas em Aveiro é quase impossível encontrar, conhece alguma loja que envie vivos ao domicilio?

Aconselha algum modelo específico de wavemaker?

Membro Veterano Avatar de Marco Madeira
    Data de Ingresso
    01-11-04

Pedro...
    Se tiveres facilidade em fazer TPAºs como acredito que tenhas por estares em Aveiro, retira o escumador que só está a ocupar espaço e faz apenas TPA´s.
    Num sistema desse tamanho basta trocares 5L por semana e pouco mais... Esquece os dragonetes como disse a Helena e mantem peixes simples.

As algas são normais em sistemas recentes, tens de ter paciencia e ir fazendo Tpas regulares para ires diminuindo a carga organica e outros elementos como o nitrato e fosfato. Como não falaste em bombas de circulação concluo que dependas apenas do filtro/escumador para a movimentação e é ai que deve estar o teu problema com as cyanos, falta de circulação...

Citação Postado originalmente por Marco Madeira Ver Post
    Pedro...
    Se tiveres facilidade em fazer TPAºs como acredito que tenhas por estares em Aveiro, retira o escumador que só está a ocupar espaço e faz apenas TPA´s.
    Num sistema desse tamanho basta trocares 5L por semana e pouco mais... Esquece os dragonetes como disse a Helena e mantem peixes simples.

As algas são normais em sistemas recentes, tens de ter paciencia e ir fazendo Tpas regulares para ires diminuindo a carga organica e outros elementos como o nitrato e fosfato. Como não falaste em bombas de circulação concluo que dependas apenas do filtro/escumador para a movimentação e é ai que deve estar o teu problema com as cyanos, falta de circulação...
    Olá Marco,

Eu não sei é se a água de Aveiro é de boa qualidade, é uma questão de verificar isso.

Sim não tenho bomba de circulação, a Helena já me sugeriu um modelo para o aquario, a Resun Wavemaker 2000, vou ver se a encontro a venda.

E que peixes sugeres?

Outra dúvida que me surgiu, para adicionar Cálcio ao aquário, como faço isso de uma maneira barata e económica?

Já agora, como faço para colar as rochas umas as outras?

Membro Veterano Avatar de Marco Madeira
    Data de Ingresso
    01-11-04

Boas Pedro...

Pergunta aqui ao pessoal da zona de Aveiro... eles devem saber as boas zonas para apanhar água por ai. Existe um tópico qualquer no forum sobre "spots" onde se pode apanhar água.

Peixes pequenos e faceis que não sejam muito complicados e exigentes de manter... palhaços, donzelas, blenios, salarias, chromis.

Para o cálcio e reserva alcalina utilizaria kalk ou duas partes, existem várias marcas no mercado.

Cola as rochas com cola Epoxi... daquela cola de colar mudas de coral.

E em termos de Donzelas, palhaços, blenios salarias e chromis, quais as espécies recomendadas dado o tamanho e litragem do aquario? Quantos peixes?

Já agora a cola epoxi tem de ser própria para uso em aquário ou a da UHU funciona?

Peço desculpa por estas dúvidas todas, mas isto de passar de água doce para água salgada tem muito que se lhe diga eheh

Boas, Pedro!

A epoxy tem que ser mesmo para aquariofilia... existem muitas marcas próprias...

A maneira mais fácil de meter cálcio num aquário é através de kalk... mas em grandes sistemas... fazes uma muda com um bom sal e elevas isso num instante... Que valor de cálcio tens?

Quanto a peixes... esquece as donzelas... são muito territoriais e num aquário pequeno poderás ter peixes a saltar borda fora...

Cump.

Olá Helena,

Ainda não tenho medido o cálcio, tenho apenas adicionado "Tropic Marin Pro-Coral Mineral" nas quantidades indicadas pelo fabricante. Que, por falar nisso reparei neste produto "Tropic Marin Bio-Calcium" será que é de qualidade?

O que achas da ideia de retirar o escumador?

Tenho um filtro externo da tetra, um Tetratec 600 que não estou a utilizar para nenhum aquário de momento. Será que me poderá ser útil para este aquário caso siga a ideia de retirar o escumador?
    Última edição por Pedro Isidoro; 22-06-11 às 01:21.

O escumador acho importante nem que seja para oxigenar a água.

Ainda hoje acabei de fazer um tratamento de cobre em que a única oxigenação era da bomba de circulação durante 10 dias. Os peixes aguentam-se bem desde que haja boa circulação na superfície. Mas sem escumador, tens que fazer as TPA todas as semanas, no período inicial (entradas dos peixes).

Alguma dúvida, dispõe.

O filtro é porreiro para meteres o carvão activado... há quem use as cerâmicas também...

E depois TPA's...

Conseguiste arranjar a wavemaker?

O filtro é porreiro para meteres o carvão activado... há quem use as cerâmicas também...

E depois TPA's...

Conseguiste arranjar a wavemaker?
    Infelizmente as lojas online que conheço não têm o modelo que me sugeriste...

O meu escumador tem espaço para carvão e cerâmicas (que já coloquei lá).

Ora bem trago algumas novidades,

Primeiro que passadas umas semanas dos meus ultimos posts tive uma praga colossal de algas e diatomáceas nos vidros, rochas e coral, de tal modo que os zoanthus nem abriam.
    Resultado: tive de fazer uma TPA de 90% ou mais, limpei o coral cuidadosamente para não o danificar, aproveitei e tirei o que consegui daquelas algas vermelhas tipo bolhas, escovei a rocha toda com água retirada do aquario, limpei as cerâmicas, carvão activo, etc. Lavei o que consegui do areão mas é provavel que tenham ficado algumas diatomáceas não sei.

Entretanto alterei alguns aspectos do aquário de forma a tentar resolver este problema, adicionei:
    1 Resun Wave Maker Waver2000
    1 Resina da Prodac No Phosphates que remove fosfatos e silicatos da água
    4 Ermitas (penso que 3 de patas castanhas/verdes e 1 de patas vermelhas)
    4 Nassários
    1 Sun Coral

Alterei o horário da luz, passando a:
    1 x Aquael Ecolight 11w 6500K 14h:30 - 17h:30
    1 x Aquael Ecolight Marine 11w 10000K 13h - 18h
    1 x Aquael Ecolightactinic 11w 20000K 10h - 20h

Será que ainda é muita luz?

Agora passas mais uma semana de ter alterado o sistema vejo que estão a re-aparecer as diatomáceas, algas nem por isso. Ainda não chegaram os testes a Fosfatos nem a Cálcio tenho no entanto estes testes realizados:

Temperatura: 26º
    Salinidade: 1.025-1.026
    Kh: 80ppm
    pH: 7,5-8.0
    NO2-: ~0
    NO3-: ~0

Os dados que vêm no rótulo da água destilada que utilizei
    pH a 20º: 5-7
    Condutividade a 20º: < 5 microS/cm
    Cloretos (Cl-): < 0,15mg/l
    Cálcio (Ca++): < 0,15mg/l
    Magnésio(Mg++):< 0,005mg/l
    Dureza (ºF): < 0,05 cg/l CaCO3

O Sun Coral está bem, a Palythoas que estão na pedra dos Zoanthus também estão bem, e os Zoanthus parece-me que estão a começar a abrir outra vez.

Deixo algumas fotos

Última edição por Pedro Isidoro; 12-08-11 às 17:10.

Boas, Pedro!

Muito fixe o Sun Coral...

Enquanto o aquário não amadurecer vais ter uns problemas com as diatomáceas, mas vão desaparecer à velocidade que aparecem.

As algas filamentosas é que são um bocado mais chatas... tanta não escovar dentro do aquário... o melhor método é a remoção manual, com a ponta dos dedos à medida que vão crescendo.

Algas bolhas é tentar não as rebentar dentro do display(método de propagação).

De resto é paciência e dedicação...

Muito porreiro!

Cump.
    Pedro e Helena

Boas, Pedro!

Muito fixe o Sun Coral...

Enquanto o aquário não amadurecer vais ter uns problemas com as diatomáceas, mas vão desaparecer à velocidade que aparecem.

As algas filamentosas é que são um bocado mais chatas... tanta não escovar dentro do aquário... o melhor método é a remoção manual, com a ponta dos dedos à medida que vão crescendo.

Algas bolhas é tentar não as rebentar dentro do display(método de propagação).

De resto é paciência e dedicação...

Muito porreiro!

Cump.
    Pedro e Helena
    Obrigado!

Sim, escovei tudo fora do aquário, na agua que retirei dele e também retirei as bolhas fora do aquário.

Então pronto agora é esperar.

Cumprimentos

Boas, Pedro!

Só te recomendo um sal melhor... ou um que seja reef...

São ligeiramente mais caros, mas pelo menos são mais balanceados em cálcio, magnésio e dureza.

Abraço

Boas, Pedro!

Só te recomendo um sal melhor... ou um que seja reef...

São ligeiramente mais caros, mas pelo menos são mais balanceados em cálcio, magnésio e dureza.

Abraço
    Ena isso é que é pior, que ainda há pouco tempo comprei uma embalagem de 4kg deste sal... agora até acabar não posso mudar.

Uma coisa que comprei para aumentar o cálcio foi "Tropic Marine Bio-Calcium", esta semana deve de chegar o teste para o cálcio também...

A título de opinião, já alterei o escumador e, para além de escumar melhor o barulho também é menor, mas mesmo assim ainda é imenso. Não queria dispensar muito dinheiro num escumador para um nano deste tamanho porque se daqui a alguns tempos pensar em montar um aquário maior ele vai perder a utilidade. Vi estes a preços mais ou menos acessíveis, algum é melhor que o meu?

- TMC V2SKIM 120 NANO
    - AQUA MEDIC MINIFLOTOR
    - SERA ESCUMADOR PS130

Por melhor que o meu entenda-se: Silencioso, menos micro-bolhas dentro do aquario e mais efectivo

Olá a todos, não tenho tido muito tempo para ir actualizando o tópico nem postar fotos. Também não há muitas novidades:
    - Como seria de esperar ainda não introduzi peixes no aquário;
    - Adicionei um novo coral que, segundo consta é um Micromussa Sp.
    - Tive um habitante totalmente inesperado: Eunice sp. ou Sandworm, como lhe quiserem chamar, escusado será dizer que tive de retirar as rochas quase todas para a retirar;
    - Já não tenho diatomáceas!
    - Continuo com algumas algas;
    - Acho que os meus Nassarios morreram todos, mas culpo os Fireworms que apanhei um a atacar um dos Nassarios, suponho então que tenha acontecido o mesmo aos restantes;
    - Os Ermitas estão bem e até já mudaram de exoesqueleto!
    - Tenho resmas de mini invertebrado nos vidros do aquário a saltitarem de um lado para o outro;
    - Tenho bastantes pulgas do mar nas rochas.

Tenho feito alguns testes, eis os resultados:
    7-7-11
    Kh ~ 80ppm
    pH ~ 7.5-8.0
    NO2- ~ 0
    NO3- ~ 0

15-7-11
    Kh ~ 240ppm
    pH ~ 8.0
    NO2- ~ 0
    NO3- ~ 0

30-7-11
    Kh ~ 240ppm
    pH ~ 8.0
    NO2- ~ 0
    NO3- ~ 40

4-8-11
    Kh ~240ppm
    ph ~ 8.0
    NO2- ~ 0
    NO3- ~ 40

11-8-11
    Kh ~ 240ppm
    ph ~ 8.0
    NO2- ~ 0
    NO3- ~ 80

O No3- é o mais perigoso para os peixes ou é o NH4? Imagino que este aumento nos níveis de NO3- residam no facto de não andar a mudar a lã filtrante, estarei correcto?

Opiniões e sugestões aceitam-se e são muito bem vindas.
    Até Domingo deverei postar fotos.
    Daqui a quanto tempo poderei por um peixe?

Desde já obrigado.

Boas...

Pior mesmo é a amónia (NH4), seguido do nitrito (NO2) e por último o nitrato (No3)...

Quanto à amónia e nitritos não os deves ter no aquário...

Os nitratos são prejudiciais aos invertebrados a partir dos 20ppm... logo já sabes como os nassários se foram (uma das hipóteses)... Geralmente os primeiros a morrer são os de corpo mole (nassários, trochus, turbos, etc) e os ermitas são geralmente mais resistentes.

Outra hipótese da morte dos nassários, é a falta de alimentação dos ermitas. Geralmente em aquários com peixes eles lá vão apanhando flocos ou granulado. Como ainda não tens peixes eles ficam limitados a algas e lá vão eles atacar um bocadinho de carne.

Para peixes e corais moles, aguentam bem nitratos até 50ppm...

Sugestões...

- Mudas de água;
    - Começar a medir o Cálcio e Magnésio;
    - Trocar a lã de 2 em 2 dias;

Boas...

Pior mesmo é a amónia (NH4), seguido do nitrito (NO2) e por último o nitrato (No3)...

Quanto à amónia e nitritos não os deves ter no aquário...

Os nitratos são prejudiciais aos invertebrados a partir dos 20ppm... logo já sabes como os nassários se foram (uma das hipóteses)... Geralmente os primeiros a morrer são os de corpo mole (nassários, trochus, turbos, etc) e os ermitas são geralmente mais resistentes.

Outra hipótese da morte dos nassários, é a falta de alimentação dos ermitas. Geralmente em aquários com peixes eles lá vão apanhando flocos ou granulado. Como ainda não tens peixes eles ficam limitados a algas e lá vão eles atacar um bocadinho de carne.

Para peixes e corais moles, aguentam bem nitratos até 50ppm...

Sugestões...

- Mudas de água;
    - Começar a medir o Cálcio e Magnésio;
    - Trocar a lã de 2 em 2 dias;
    Olá,

Eu andava a alimentar os nassarios e os ermitas com pastilhas para crustáceos, o nassarios mal sentiam o cheiro daquilo ficavam doidos tal como os ermitas.

Sim vou fazer isso que sugeriste, obrigado.

Tenho também no aquário uma colónia de Cracas e vejo uns tentáculos translucidos a saírem das rochas e ontem vi um ofiruro branco. Nada disto faz mal, certo?

Nada disso faz mal... há muita bicharada que faz mais impressão do que mal... se visses alguns fireworms que tenho...

Agora a bicharada mais indesejada são as que atacam corais... ainda hoje andei a fazer limpeza aos meus zoanthus e matei dezenas de nudibrânquios... e no meio de uma pedra lá vinha um pistol shrimp... isto é que são animais a evitar... tais como as asterinas, estas estrelinhas brancas com aspecto tão inofensivo dão cabo de zoanthus...

Nada disso faz mal... há muita bicharada que faz mais impressão do que mal... se visses alguns fireworms que tenho...

Agora a bicharada mais indesejada são as que atacam corais... ainda hoje andei a fazer limpeza aos meus zoanthus e matei dezenas de nudibrânquios... e no meio de uma pedra lá vinha um pistol shrimp... isto é que são animais a evitar... tais como as asterinas, estas estrelinhas brancas com aspecto tão inofensivo dão cabo de zoanthus...
    Por falar em zoanthus tive de comprar um produto de iodo da Tropic Marin e dar banho aos meus que durante uns tempos não abriam totalmente, não cheguei a perceber o que era porque na água do banho não encontrava nada, mas o que é certo é que estão como novos.

Os meus zoas quando estão a multiplicar ficam uma semana fechados... mas ficam fechados e com boa côr...

se estão fechados e com pintas brancas, isso é que é mau sinal... maior parte das vezes nem com banhos de iodo...

A melhor altura para inspeccionar os zoanthus é antes de as luzes acenderem... ir com uma lanterna e observar bem os pólipos e entre eles...

Os meus zoas quando estão a multiplicar ficam uma semana fechados... mas ficam fechados e com boa côr...

se estão fechados e com pintas brancas, isso é que é mau sinal... maior parte das vezes nem com banhos de iodo...

A melhor altura para inspeccionar os zoanthus é antes de as luzes acenderem... ir com uma lanterna e observar bem os pólipos e entre eles...
    Estavam fechados semanas e semanas totalmente pálidos...

Foto geral adicionada!

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. nano reef 72 litros
    Por fred barros no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 1
    Último Post: 19-03-11, 16:40
  2. O MEU NANO DE 30 litros
    Por André Nunes no fórum Diário do Meu Aquário
    Respostas: 79
    Último Post: 05-04-10, 17:41
  3. Overflow DIY em construção para o meu nano de 50 litros
    Por Artur Fonseca no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 9